sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Opinião de Mecânicos Sobre JAC J6

Achei mais uma matéria legal. Opinião de mecânico falando do carro. Foi a primeira que vi pessoas que realmente dão manutenção em carros falando.

Uma das partes que me chamou muito a atenção foi:
"“É um bom motor, não apresenta dificuldades é só seguir o passo a passo, ele é mais prático do que o de alguns carros fabricados aqui."

E realmente se existe um único motivo para eu me arrepender de ter comprado o JAC J6 é apenas o de não ter pego esta cor vermelha, pois é simplesmente maravilhosa.

Esta parte realmente me deixou muito feliz. Veja Matéria Original.

J6: Simplicidade oriental

Veículo familiar da fabricante chinesa Jac Motors tem um bom pacote de equipamentos, sua construção é simples e de fácil manutenção. Em agosto de 2010, a chinesa Jac Motors lançou no Brasil o monovolume J6. Seguindo a linha dos outros modelos da marca (J3 e J3 Turin), ele passou por alterações com objetivo de adequar-s e as condições do país.






Feito para ser um veiculo familiar, o J6 tem 4550 mm de comprimento, largura de 1775 mm, altura de1660 mm e distância entre os eixos de 2710 mm.


O porta-malas tem capacidade volumétrica de 720 litros, ao rebater os bancos chega a 2200 litros e a versão de 7 lugares (só comercializada no Brasil) ainda oferece 198 litros com todos os assentos em posição de uso.



O familiar chinês é equipado com: trio elétrico, sistema de som, ar-condicionado digital, air bag duplo, pneus 205/55 aro 16”.

Na oficina


Para conhecer esta novidade oriental, eu levei o carro até os profissionais que formam o grupo ROMAT (Rede de Oficinas Mecânicas do Alto Tietê http://gruporomat.blogspot.com/).  Este Grupo é composto por 12 oficinas, elas estão localizadas nas cidades de Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e no bairro Itaim Paulista.



Além de reunirem-se para trocar conhecimentos, organizam anualmente em uma das cidades o Pit Stop gratuito. A intenção é de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva nos veículos. Eles avaliaram o J6 e opinaram sobre as condições de reparabilidade do modelo.   




A versão brasileira do J6 é equipada com um propulsor movido a gasolina 2.0L DOHC 16V (na China é comercializado com motor 1.8L). Ele entrega potência de 136 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 19,1 kgfm, o qual é atingido a 4.000 rpm.

Segundo Francisco Severiano Alves, da Mecânica Chiquinho, é simples para reparar e realizar manutenção. “É um bom motor, não apresenta dificuldades é só seguir o passo a passo, ele é mais prático do que o de alguns carros fabricados aqui”, avalia o reparador que trabalha no setor há 27 anos e tem a oficina localizada em Itaquaquecetuba (SP).



Quando se trata de um veículo novo, procura-se referencias que dão o norte na solução dos problemas. “A construção deste motor é semelhante a do Zetec 16 válvulas, ele é de simples manutenção e também não exige ferramentas especiais, como usa bobina nas velas, o reparador precisa ficar atento, já que a falha da bobina é igual a da vela e isso pode confundir”, comenta Carlos Ignácio, da Carlão Autocar de Ferraz de Vasconcelos (SP), ele trabalha na reparação de veículos há 30 anos.



O fato de ser um motor com 16 válvulas as vezes complica quando é preciso substituir a correia sincronizadora, mas no propulsor do J6 isso é diferente. “A marcação da correia esta na tampa de válvulas é só seguir esta marcação que o trabalho fica fácil”, afirma Alex Fabiano de Moraes, que é diretor da Show Motors estabelecida em Ferraz de Vasconcelos (SP) e trabalha há 18 anos como reparador.



Outros itens como filtros, correias, bomba de combustível, também são fáceis de identificar, ajuda o fato de ter um amplo cofre do motor.   



O monovolume chinês usa suspensão independente nas quatro rodas, sistema McPherson na parte dianteira e Dual Link na traseira. Com 15 anos de atuação no setor, Sidnei Almeida dos Santos, diretor da Nova Auto, localizada em Poá (SP), avalia que, “os amortecedores e molas, assim como a fixação são comuns, o reparador esta acostumado com estes sistemas, mas na parte traseira é preciso verificar periodicamente as buchas, pois com o tempo elas sofrem desgaste e precisam ser substituidas”.



O câmbio é manual de cinco marchas, e já foi avisado no lançamento que, pelo menos por enquanto não terá opção automática, mas a Jac já testa este tipo de transmissão e deve ser usada no futuro.



Os freios são a disco nas quatro rodas com ABS e sistema EBD, neste caso os reparadores do ROMAT aconselham cuidado na troca das pastilhas, que deve ser usado em qualquer carro com ABS, ou seja, o óleo do embolo da pinça não pode retornar para o corpo do ABS, caso isso ocorra causa danos no sistema.



Participaram ainda desta avaliação, João Severino (JS Serviços Automotivos- Ferraz de Vasconcelos), Gilson da Cruz Luz (Mecânica Gils Car- Itaquaquecetuba), Francisco Chagas do Carmo (Francar- Ferraz de Vasconcelos) e Marcos Angelo Figueiro Perini (High Torque- Poá). E todos concordaram que o carro chinês não esconde segredos, sua manutenção é fácil e rápida.



Confortável, volante de boa empunhadura, os instrumentos são de fácil visualização. Para um carro deste porte tem bom arranque, o câmbio é macil e de engates precisos.



No anda e para do trânsito responde bem e na rodovia desenvolve velocidade de maneira rápida. As retomadas de velocidade são boas em linha reta, mas ao enfrentar uma subida a sensação é de que o propulsor poderia ter mais potência.

16 comentários:

  1. Bom dia, tenho um j6 2012 e ele esta apresentando um problema, em baixa rotação ao freiar o carro se desliga, não tenho ideia do que possa ser, se alguém tiver alguma sugestão, agradeço o comentário

    ResponderExcluir
  2. Vi algo bastante similar no J3 e Parece que foi bomba de combustível. Ela perdia pedágio e o caro desligava. Tente ver algo neste sentido

    ResponderExcluir
  3. La correa dentada de distribucion de cuantos dientes es?

    ResponderExcluir
  4. olá gostaria de saber se a manutenção ou peças do j6 e muito caro estudo querendo comprar um 2012

    ResponderExcluir

  5. olá gostaria de saber se a manutenção ou peças do j6 e muito caro e se tem algum problema recorrente estou querendo comprar um 2012

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Estou querendo comprar um 2015 alguém pode me dizer se vale apena e se é difícil encontrar peças de reposição,obrigada.

    ResponderExcluir
  7. O CARRO É EXCELENTE, SÓ TEMOS PROBLEMAS PARA ENCONTRAR PEÇAS E QUANDO ENCONTRA É MUITO CARA, A MANUTENÇÃO É BEM COMPLICADA POR ESSE MOTIVO, MAIS É UM CARRO QUE AO CONTRARIO QUE VI EM OUTROS POST DESENVOLVE MUITO BEM, TEM UM ENORME CONFORTO E QUALIDADE, MOTOR NÃO DEIXA A DESEJAR E AS PEÇAS SÃO DE GRANDE DURABILIDADE.

    ResponderExcluir
  8. Esse motor e da própria JAC ou e tipo toyoTo...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia eu gostaria de saber o nome da pesa que prende o farol eo paralama da jac motores

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa matéria, vou indicar aos vendedores de Loja de carro seminovo em SP, vai ajudar, muuuuito top

    ResponderExcluir
  11. Veículo muito bom espaço,conforto ,bom som ,instabilidade incrível,adoramos.

    ResponderExcluir
  12. Oi pessoal, tenho um j6 e está apresentando problema no catalisador, mas o carro funciona normalmente, encontrei apenas um usado pra vender e bem caro. é necessario mesmo troca-los?sei que eles filtram os gases poluentes e que se nao funcionam bem, consome mais combustivel, mas alguem sabe se isso poderia danificar outras peças?

    ResponderExcluir
  13. Olá boa noite estou em negociação com um j6 2012 estou meio preocupado com o consumo de gasolina e com peças para o mesmo

    ResponderExcluir
  14. alguem conhece algum mecanico do j6 a regiao de belo horizonte mg

    ResponderExcluir