Achei uma nova matéria sobre a JAC J6. Esté é o primeiro capítulo.
Matéria Original.
CAP. 1 ELA MERECIA UM BANHO
Morar em Atibaia é realmente é um privilégio. O canto dos pássaros, a luz da lua, a calma e o sossego das noites escuras e silenciosas. É tudo muito bom.
Porém quem se liga em carro é obrigado a conviver com a sujeira, afinal rodo mais de 150 km todo o dia. A sujeira pode ser herança de algumas estradas de terra, que vez ou outra somos obrigados a enfrentar ou ela cai das árvores. A sujeira pode vir em forma de folhas, fezes dos pássaros ou uma resina que impregna no carro. E não tem jeito é hora de por a mão no balde e lavar o carro.
Com essa missão começamos a conhecer melhor o JAC J6. “O bicho é grande” sentenciou a minha esposa ajudando na hora da limpeza. Enquanto isso o gato se aninhava no tapete e observava, com indiferença, nossa labuta.
Nesse clima demos início a avaliação dessa minivan - que tem quase cinco metros de comprimento e 1,80m de largura – ela chamou atenção dos vizinhos pelo seu porte. Serão quase 1.700 km rodados para conhecê-la melhor.
Confesso que não estava muito animado a lavar o carro, mas logo no primeiro dia fui encher o tanque, com capacidade para 68 litros, e o frentista mandou a deixa: “Carro branco fica feio quando está sujo né?”. Viu? Não tinha escapatória, fui obrigado a lavar o carro logo no primeiro capítulo. Até amanhã!
APRESENTAÇÃO JAC J6 - Um chinês na minha garagem 20/11/2012
Como será conviver com um carro chinês? Com essa pergunta na cabeça iniciei a avaliação da minivan JAC J6 para a editoria Mil Milhas Com… aqui do Portal Motorcar. É bom constar que, com a chegada do J6, já superamos os 15 carros avaliados. Se você quiser conhece-los basta clicar na barra e conviver com o dia a dia de boa parte dos carros disponíveis no Brasil.
Voltando a falar do chinês, creio que ele já deixou muita gente curiosa, afinal o JAC J6 tem uma proposta e custo bem diferente. Para dizer a verdade o J6 pode ser vários carros em um dependendo, é claro, da intepretação do motorista. Vou explicar: pode ser uma van para levar seus filhos e sobrinhos para o futebol, um carro de turismo para conhecer o Brasil ou simplesmente um veículo de transporte dotado de muitos itens de conforto. Para isso é necessário alterar os bancos e utilizar as várias configurações que ele oferece. Vamos conhecê-lo melhor.
Nascido na distante China chegou ao Brasil em agosto de 2011. Passado pouco mais de um ano desde que desembarcou aqui já está na garagem de quase 4.500 motoristas. No lançamento, seu preço era de R$ 58.800, porém a marca diminuiu o valor e pode ser encontrado por R$ 54.900 na versão Diamond, a mais luxuosa. Realmente esse preço é um atrativo já que não faltam itens de série como ABS (com EBD), faróis com regulagem de altura, sensor de estacionamento e claro, espaço, muito espaço para os passageiros.
Seu motor 2.0 litros (4 cilindros em linha, 1.997 centímetros cúbicos e comando de válvulas variável) oferece a potência máxima de 136 cv (a 5.500rpm). A fábrica informa que esse propulsor é capaz de levar essa minivam aos 183 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos. Admito, não são números empolgantes mas quem compra esse tipo de veículo não tem pretensões esportivas.
Porém é bom lembrar que em algumas estradas agilidade e bom desempenho são sinônimos de segurança já que alguns caminhões simplesmente andam mais rápidos que muitos carros. O câmbio manual de cinco marchas, com engates precisos e macios, completa o pacote mecânico da JAC J6 Diamond.
Equipada com sistema de suspensões que lembra os grandes sedans americanos. É macia e exige cuidados especiais nas lombadas ou depressões de nossas ruas. Se o motorista não se cuidar a frente da minivam bate facilmente danificando o para-choque. Suas rodas de 17 polegadas recebem pneus largos (205/55) e de sulcos generosos que emitem um elevado ruído.
Um painel bastante discreto passa as informações necessárias ao motorista, o forte tom azul pode incomodar, porém basta regular a intensidade da iluminação que o problema esta resolvido. Falando em regulagem o mesmo pode ser feito com a altura do facho do farol pois dependendo da carga a luz perde sua eficiência e passa a incomodar os outros motoristas.
Limusine
Com três fileiras de banco a J6, junto com suas concorrentes a Nissan Grand Livina e Chevrolet Spin, tem a missão de transportar grandes famílias ou grupos de até sete pessoas. Não falta espaço na primeira e segunda fileira, porém lá atrás apenas as crianças vão bem, aliás elas adoram o fundão desse tipo de carro. Falando em fileiras na fileira do meio, existe uma mesinha com porta-copos com dimensões dignas de uma limusine. Essa minivam tem 4,55 metros de comprimento, 177 de largura e incríveis 2,71 metros de entre-eixos. Pesa mais de uma tonelada e meia (em ordem de marcha).
Na verdade quando se entra no J6 a vontade é de viajar, sem pressa curtindo a paisagem com a visão privilegiada graças a enorme área envidraçada do veículo. A pegada de minivam se completa com suas dimensões avantajadas que impõem respeito no trânsito. Por falar nisso o modelo ainda desperta atenção e certa curiosidade por onde passa, muitos elogiaram seu design enquanto outros torciam o nariz.
Agora chegou a vez de andar no carro deixar os números e a teoria de lado. Teremos mais de 1.500 km pela frente encarando diariamente a rotina de nossa família, a rodovia Fernão Dias sob sol e chuva e claro os congestionamentos de São Paulo. Tudo para conhecer melhor esse chinês que nas próximas semanas vai morar na minha garagem.