sábado, 11 de janeiro de 2014

Consumo Janeiro - JAC J6

Não queria postar novamente sobre consumo mas me impressionei com os últimos dois tanques. Peguei um trecho curto de estrada de ida e volta para levar meus filhos para colônia de férias. Na ida pego muita descida mas na volta pego toda a subida da estrada. Usei muito corte de combustível na estrada (famoso Cut Off) e a boleia quando podia. Como vocês podem ver pela tabela abaixo, fazer absurdos 16,00 (erro de cálculo meu) 10,7km/l quase com uma J6 para mim pelo menos foi um feito.

Média 6k km
 6014 KM
 711,75 L
 8,45 KM/L
Cidade
Estrada
Média 10k km
 10666 KM
 1235,53 L
 8,63 KM/L
Média 15k km
 15602 KM
 1815,69 L
 8,59 KM/L
Média 20k km
 20959 KM
 2396,77 L
 8,65 KM/L
21514
555
-
-
555
000
21630
116
46,12
10,69
66
50


Foram quase 1000km/l com os dois tanques acima. Não esperava uma média absurdamente boa como foi esta. Mas se estiver correto, meu deus do céu agora sei como devo dirigir na estrada.


Na última viagem infelizmente peguei um movimento de chegar a ficar com o carro parado na entrada de Curitiba por mais de 30 minutos mas estou achando realmente que o J6 naquela viagem chegaria fácil aos 13km/l. Fez 12km/l por conta do tráfego no fim.

Parece que com o motor mais solto a cada dia está melhorando o consumo na estrada. Não era sem tempo, por que estava ficando meio cabreiro de fazer 10,5km/l com um carro tão bom.

Apenas um update sobre a revisão dos 20k km, hoje tirei os bancos para poder transportar uma das bicicletas aqui de casa. E vi realmente que eles forraram o chassi com pano similar ao do acabamento. Por isso os bancos estão mais presos (difícil de colocar de volta no lugar). Vou continuar observando e vendo se o barulho não irá voltar.

Mas infelizmente nem tudo são flores. Meu farol começou a descascar. Não irei esperar até a revisão dos 30k km. Irei aproveitar que estou de férias e tentarei levar o carro até a CSS para discutir o ocorrido e ver o que eles irão fazer (se vão trocar ou vão dar uma desculpa qualquer).

Abraços a todos.

7 comentários:

  1. Vou pegar o meu na próxima terça. Poderia me falar mais desse tal corte, nunca ouvi falar. E como assim, farol descascando? como pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edvaldo, o corte de combustivel ocorre em todos os carros com injeçao eletrônica quando você tira o pé do acelerador em uma descida com o carro engrenado (o famoso freio motor). Mas a rotação tem que se manter estável (normalmente acima dos 1800rpms) e por isso é mais usado em descidas.

      O farol parece ter uma película protetora por cima como se fosse um plástico bem fino colocado por cima do farol. Este plástico está descasco mas não é algo perceptível. Somente eu consigo ver. Pelo que comentaram no forum as pessoas que tiveram este problema o farol foi trocado em garantia. Vamos ver o que eles irão falar para mim.

      Vou tentar levar lá na CSS na semana que vem e posto aqui no Blog como foi o atendimento e o que falaram (se irão ou não trocar).

      Abs

      Excluir
    2. Sobre o cutoff, apenas uma explicação mais profunda. Quando você tira o pé do acelerador com o carro engrenado os bicos se fecham e param de injetar combustível. No meu antigo Siena com computador de bordo o cutoff apenas acontecia com 1800RPM (ou mais). Portanto ele não ocorre a qualquer momento. Normalmente usado em descidas além de mais seguro, o carro fica bem mais econômico (não preciso nem falar nada né, 16km/l diz tudo). :)

      Excluir
  2. olá andre... Peguei o carro hoje, me diz uma coisa: como funciona o acendimento automático do farol, to meio perdido. o ar condicionado me parece que tem modo automático também, como é isso? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o acendimento auto dos farois eu nao conheco mas pelo que posso supor voce colocar ele no AUTO e quando o carro detectar que está escuro o suficiente vai acender automaticamente.

      Sobre o AUTO do AC ele funciona de forma bem simples. Voce clica em AUTO no painel e apenas diz a temperatura do habitaculo. Ele vai fazer todo o resto (velocidade de ventoinha, recirculação, etc). Voce nao pode apertar nada mais do que a temperatura se nao ele sai do modo automatico por entender que voce quer controlar o esquema. :)

      Me avise se tiver mais duvidas.

      Excluir
    2. Ok, deu certo, grato. O farol é como vc disse.

      Excluir