sexta-feira, 1 de novembro de 2013

JAC J6 Ou Chevrolet Spin: Qual Familiar Comprar?

Matéria da Auto Esporte comparando a Spin e Nova JAC J6. 

JAC J6 OU CHEVROLET SPIN: QUAL FAMILIAR COMPRAR?



Quando o assunto é carro familiar, as primeiras palavras que vem à mente são espaço e conforto. Não que outros aspectos sejam dispensáveis, como design e mesmo o prazer ao volante, mas acomodar bem os membros queridos é prioridade nesse segmento.
Entre os modelo com sete lugares, a minivan JAC J6 acaba de ser reestilizada. Lançada em 2011, nunca chegou a ser um sucesso de vendas, mas, à época, oferecia um recheado pacote de equipamentos de série, inexitentes nos concorrentes. Agora, o modelo desembarca de roupa nova e com melhorias de acabamento interno. Mas o tão valorizado kit de itens já não é mais um diferencial frente aos rivais. Diante disso, como o chinês renovado se sai frente ao Chevrolet Spin, atual líder da categoria?
JAC J6 DiamondChrevolet Spin LTZ
JAC J6 2014 (Foto: JAC Motors)
Chevrolet Spin (Foto: Chevrolet)
PREÇO
A partir de R$ 59.900 (sete lugares).
A partir de R$ 55.290 (sete lugares).
MOTORIZAÇÃO
2.0 16V DOHC a gasolina de 136 cv a 5.500 rpm e 19,07 kgfm a 4.000 rpm, câmbio manual de 5 marchas.
1.8 8V Econoflex de 106/108 cv e 17,1kgfm a 3.200 rpm, câmbio manual de 5 marchas.
DESEMPENHO
O novo J6 mantém o bloco 2.0 de 136 cv. Segundo a JAC, o câmbio sofreu um pequeno ajuste no trambulador para reduzir o curso da alavanca (ainda longo). O conjunto trabalha de forma razoável, mas deve vigor nas retomadas e saídas. Com 1.500 kg, o carro exige uma boa esticada de marcha para ganhar folêgo.
A Spin traz 1.8 8V da falecida Meriva, só que agora tem o nome de Econoflex. Entrega um desempenho bastante honesto para um carro familar, mesmo quando carregado. Apesar de menos potente, vai melhor nas acelerações e retomadas que o JAC. A direção é precisa e leve, e o rodar, macio.
PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
Airbag duplo, freios ABS com EBD, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado digital, CD MP3 player com entrada USB, sistema de estacionamento traseiro, volante multifuncional e sensor de estacionamento.
Direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo e sensor de estacionamento. Na linha 2014, a minivan ganhou o sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de 7 polegadas e comandos integrados ao volante
ESPAÇO
O porta-malas oferece 720 litros, ou 2.200 l quando os bancos traseiros são rebatidos (segundo números da montadora).
A versão LT, com cinco lugares, possui 710 litros, podendo chegar a 1.168 l com os bancos rebatidos (números oficiais). Mas a LTZ perde espaço, já que a terceira fileira de bancos não pode ser movida. Sobram 524, segundo nossas medições.
CONFORTO
Ergonomia não é o forte deste JAC. O painel é baixo, enquanto o banco do motorista é alto e dificulta o apoio do calcanhar no acionamento dos pedais. Motorista e ocupantes não passam aperto. Com entre-eixos maior do que os de Spin e Grand Livina, o J6 é mais espaçoso. O banco do meio é estreito, mas pode ser rebatido para revelar um porta-copos. O acesso à terceira fileira exige puxar para frente os assentos e rebatê-los, mas as alças para executar a ação estão escondidas e demandam força. Ali, o aperto é menor do que na Spin.
A posição elevada agrada e a sensação é de estar ao volante de um jipinho. O espaço interno é bom, mas no banco de trás é um pouco reduzido em relação ao Cobalt, com quem o Spin compartilha plataforma. Para acessar a terceira fileira, o banco rebate por meio de uma alça na parte inferior do encosto. Apesar de pesado para manusear, o assento possui fácil acesso. O espaço ali é restrito, mas o banco interiço transmite mais segurança dos que os assenstos independentes do JAC.
ACABAMENTO
O novo J6 evoluiu bastante. Não há rebarbas ou peças mal encaixadas. O volante em couro tem boa pegada e o tecido dos bancos é macio. O painel, por sua vez, ganhou design mais refinado. As mudanças no painel de instrumentos, no entanto, não foram tão felizes. Velocímetro e conta-giros ficam dentro de uma espécie de cone, o que prejudica a visibilidade, principalmente em dias ensolarados.
Por dentro, o Spin é bem mais simples que seus antecessores Zafira e Meriva. Poderia apresentar um pouco mais de capricho na cabine, mas a qualidade dos materiais é boa. O forte do carro é a funcionalidade, assim como no Cobalt, com quem compartilha vários componentes O painel com o velocímetro digital é um deles.
CONSUMO
Para seu porte, o J6 é relativamente econômico. O consumo urbano aferido por Autoesporte foi de 7,6 km/l (etanol), e o rodoviário, 10,4 km/l (etanol)
Não aferido por Autoesporte.
SEGURANÇA
Tem airbag duplo e freios ABS com EBD, além do sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Traz airbag duplo frontal e freios ABS com EBD. Esteve envolvido em recall este ano por problema no pedal de freio.
PREÇO DO SEGURO
R$ 1.740 (2,9%). O seguro do J6 estão dentro da média do segmento e bem próximos ao da Spin.
R$ 1.700 (3,0%). Mesma faixa do rival, entre R$ 1.600 e R$ 1.900.
CESTA DE PEÇAS
Informação ainda indisponível. Como comparação, a cesta do J6 anterior tinha o valor médio de R$ 3.900
R$ 4.105. É uma cesta para o segmento. O valor está acima do cobrado pelo kit do Nissan Livina R$ 3.488
DESVALORIZAÇÃO
15,54 %. Apesar de ser um pouco maior do que a da Spin, está de acordo com a média do segmento.
14,51%. A taxa está na média, mas ainda é maior que a do Nissan Grand Livina, que é de 14,08%.
GARANTIA E PÓS-VENDA
Garantia de 6 anos sem limite de quilometragem. A primeira revisão (3 mil km) é gratuita, as demais são feitas a cada 10 mil quilômetros, em um custo total de R$ 4.428.
Garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem para motor, câmbio e parte elétrica. O total das primeiras seis revisões é de R$ 2.612.
E NAS LOJAS?
Por enquanto, o J6 está disponível só sob encomenda, e a espera pode demorar de 30 a 40 dias. Além disso, algumas lojas vendem o modelo com sobrepreço de R$ 2 mil a R$ 4 mil.
A versão mecânica é difícil encontrar para pronta entrega. A espera pode chegar a 40 dias. Para o automático (R$ 58.990), o prazo é de 7 dias úteis. Atualmente, a Chevrolet oferece taxa de juros zero para quem pagar 50% na entrada e parcelar o restante em até 36 meses.
CONCLUSÃO
Lançada no Brasil em 2011, o J6 melhorou com a primeira reestilização, que concentrou as principais mudanças dentro do carro. O custo benefício, no entanto, já foi melhor. O recheado kit de equipamentos já foi um diferencial, mas atualmente a Chevrolet oferece um carro mais completo e por valor inferior ao da chinesa. Pelo preço do J6 dá para colocar na garagem a Spin equipada com o mesmo câmbio automático de 6 marchas do Cruze.
Vencedor. Desde o lançamento em 2012, o Spin tem como principal atributo seu espaço interno generoso, além da extensa lista de equipamentos. Agora o modelo ganhou a cental multimídia MyLink, com adicional de cerca de R$ 1.000 em seu preço. Mas a qualidade do sistema vale o preço. Assim, a lista de itens do é hoje bem mais completa que a oferecida pelo J6. E mesmo assim, o Chevrolet sai mais barato.

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