sábado, 5 de outubro de 2013

Teste da Nova J6 - Racionauto

Uma nova matéria mostra o teste da nova J6 feita pela Racionauto. Gosto muito do Blog dele pois mostra realmente os pontos bons e ruins sem puxa-saquismos.

Deu para ver que a JAC acertou novamente na alteração em muita coisa, mas infelizmente ainda existem os pequenos defeitos de uma coisinha aqui ou outra ali que não se encaixam (apesar que na minha não ter nada disso) sempre que leio a matéria deles.

Reitero aqui minha posição, infelizmente a JAC pisou feio na bola não trazendo o sistema de multimidia e o tão pedido computador de bordo (este por sinal não apenas na J6 mas J5, J3, Turin e J2, acho que todos mereciam).

Vamos ver se daqui 2 anos vão fazer alguma alteração ou se manterão o foco apenas nos carros que serão produzidos aqui. E talvez esta seja uma carta na manga do Habib, trazer estes diferenciais exatamente nos carros brasileiros. É esperar para ver.

Matéria Original.

NOVA JAC J6 - IMPRESSÕES AO DIRIGIR





A habitual e sempre muito informativa preleção de Sérgio Habib sobre os números do mercado automotivo brasileiro precedeu o test-drive de lançamento da Nova JAC J6, nas versões de 5 e 7 lugares (Diamond). O evento ocorreu ontem, 02 de outubro, na cidade de São Paulo. O RACIONAUTO, a convite da marca, esteve presente.




A nova J6 ganhou nova frente, onde grade, para-choque, faróis principais e de neblina mudaram; nova traseira, com lanternas, para-choque e tampa do porta-malas modificadas; e novo interior, onde um painel totalmente revisto - em parte inspirado em modelos da Hyundai - substituiu o antigo. As portas receberam novo revestimento interno e novos puxadores. Há ainda novas rodas de liga leve e mais equipamentos de série: a minivan ganhou sistema Isofix (disponível apenas para a versão de 5 lugares), sensor crepuscular e TPMS (sistema de monitoramento de pressão de pneus que acusa, através de uma luz-espia no painel, quando a pressão de um ou mais pneus está 25% acima ou abaixo da calibragem ideal).




O painel, aliás, merece destaque. Muito mais atraente que o da versão anterior, ganhou apliques em black piano e cromados, mas perdeu qualidade ao substituir a espuma injetada do alto (macia ao toque) por plástico duro, ainda que de bom aspecto geral. Há agora iluminação indireta na cor branca para velocímetro e conta-giros, estes com marcadores digitais de combustível e temperatura ao centro e varredura de ponteiros na partida. A visibilidade dos instrumentos, porém, poderia ser melhor durante o dia. A qualidade do sistema de áudio continua ótima e os comandos no novo volante - bem melhores que os frágeis e imprecisos botões da antiga versão - se encarregam de facilitar as trocas de faixas, estações ou volume. Mas a ergonomia não é perfeita: enquanto o reposicionamento dos controles de vidros elétricos e travas nas portas melhorou o acesso, botões do ar condicionado e comandos à esquerda do volante ainda estão um pouco distantes das mãos.




Ao volante percebe-se também a evolução na dirigibilidade. Os ajustes de altura do banco do motorista e da coluna de direção facilitam encontrar uma boa e confortável posição para dirigir, ainda que típica de minivan. A J6 manteve o acerto de suspensão voltado para o conforto, mas continua estável e transmite segurança. No trajeto entre São Paulo e Guarujá, chuva e (muita) neblina tornaram a descida da serra um pouco entediante, mas ao mesmo tempo foi possível comprovar a boa estabilidade da minivan nas curvas, bem como o seu poder de frenagem, com o ABS agindo de forma gradual, sem trepidação no pedal e sem qualquer desvio de trajetória. A JAC trabalhou ainda no trambulador do câmbio, o que tornou os engates mais curtos e precisos, bem como no revestimento acústico, deixando a J6 mais silenciosa.




O motor não mudou. O bloco 2.0 16v, que roda só com gasolina e gera 136 cv de potência e 19,1 kgfm de torque a 4.000 rpm, é somente suficiente para a minivan. Ainda "amarrada" e com ar ligado o tempo todo, a J6 Diamond que testamos precisou de algumas reduções e esticadas de marcha para cumprir certos trechos em subida, demorando a embalar. Os 1.500 kg de peso (divulgados para ambas as versões, o que é de se estranhar considerando o peso dos bancos extras da versão com 7 lugares) são, em grande parte, responsáveis pela relação peso x torque desfavorável. Mas tendo em vista seu público-alvo, não chega a ser tão ruim.






Alguns detalhes pontuais marcaram esta primeira volta com a nova J6. O sistema de monitoramento de pressão de pneus mostrou a que veio, com a luzinha permanecendo acesa todo o tempo. Como as condições climáticas limitaram o tempo de avaliação, não foi possível conferir a calibragem para saber se era defeito ou, de fato, pressão inadequada. A coluna de direção, porém, estava com o revestimento solto; tentamos reencaixar e ele se soltou de novo. Por fim, na estrada o carro puxou sempre para a direita, acusando desalinhamento da direção.




A lista de equipamentos, como de praxe, é bem extensa (acesse-a aqui). A J6 Diamond que dirigimos, por sua vez - a única dentre todas as unidades disponíveis para test-drive -, tinha bancos e portas revestidas em couro, bem como one-touch para subir e descer todos os vidros. Não citados nem como opcionais, podem ser itens oferecidos livremente nas concessionárias, assim como são hoje os apoios de cabeça com DVDs embutidos. Ruim é o fato de a JAC ainda não disponibilizar computador de bordo ou um sistema de navegação nem como opcionais; o nicho acima das saídas de ar comportaria, como no modelo chinês, um visor LCD para operar o sistema.




Os preços foram reajustados. A JAC J6 agora custa R$ 57.990,00 na versão com 5 lugares e R$ 59.990,00 na versão Diamond, com 7 assentos. Não é exatamente barata; o valor é mais alto que os das concorrentes Chevrolet Spin LTZ e Nissan Grand Livina SL. Mas as alterações no design, o requinte no interior e a extensa garantia de 6 anos devem assegurar a plausível meta de 250 unidades vendidas mensalmente.






Estão ainda nos planos da JAC Motors os lançamentos de 4 novidades dentro do próximo período de 12 meses: a van executiva T8 (janeiro/2014), os novos J3 e J3 Turin S 1.5 JetFlex (fevereiro/2014), o compacto J2 Flex (maio/2014) e o esperado SUV T6, ou S6 na China (outubro/2014). Já a fábrica em Camaçari tem previsão de inauguração em 2015.


2 comentários:

  1. Achei essa traseira muito lugar-comum...

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    1. Eu já gostei bastante apesar de gostar da antiga tb.

      Dizem que pessoalmente e mais bonita ainda.

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